Com o objetivo de discutir os impactos e dificuldades da abordagem de projetos na educação, considerando o cenário atual e o futuro da sala de aula, o Encontro Professores Transformadores acontece de forma online em 8 de outubro, a partir das 19h. Para participar do evento que é promovido pelo Instituto Significare e a Base2edu, organizações engajadas com a promoção de uma educação transformadora, basta fazer a inscrição pelo http://bit.ly/professorestransformadores2.
Vencedores da primeira edição
Também participam do encontro os professores vencedores da primeira edição do Prêmio Professor Transformador, representando as quatro categorias abrangidas pela iniciativa (Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2, e Ensino Médio). Os educadores irão compartilhar suas experiências e práticas com a aplicação de projetos educacionais no atual contexto da educação e falarão sobre a importância do reconhecimento de uma premiação na carreira docente.
De acordo com o professor Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare e cofundador da Base2edu, a iniciativa de promover este encontro surge da necessidade de discutir os caminhos que os professores percorrem em busca de métodos de aprendizado que sejam relevantes, interativos e inovadores.
“Para o estabelecimento de uma educação transformadora, existem desafios como o uso adequado de metodologias ativas, foco no desenvolvimento de competências, interdisciplinaridade, avaliações mais contextualizadas e consistentes, dentre outros. Se educar para transformar já é um grande desafio em situação de normalidade social, imagina no atual contexto de pandemia e pós-pandemia? São essas questões que queremos trazer para este debate”, explica o educador.
Prêmio Professor Transformador 2021
Durante o evento, também serão apresentados detalhes sobre a edição 2021 do Prêmio e as informações sobre o processo de inscrição e seleção.
O Prêmio Professor Transformador foi lançado em 2019 para destacar projetos educacionais inovadores, alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), desenvolvidos por professores da educação básica de todo o país, tanto de escolas públicas quanto particulares. Em sua primeira edição, o Prêmio recebeu mais de 1.200 projetos de diversas regiões do país. Depois de várias etapas de seleção, que ocorreram ao longo do ano passado, foram selecionados os quatro projetos mais transformadores.