Como trabalhar o tema projeto de vida em sala de aula?

Compartilhe!

Habilidade citada na BNCC, o projeto de vida é desenvolvido ao longo do ensino e ajuda o estudante a ter uma vida adulta mais feliz

O projeto de vida é uma das competências listadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segundo o documento, é papel da escola ajudar os estudantes a se reconhecerem, considerando o seu potencial e sua participação no mundo.

Sendo a escola o local que crianças e adolescentes passam por experiências como as interações sociais, compreensão da diversidade e oportunidades de crescimento presente e futuro, a habilidade tem o objetivo de ajudar na organização da própria vida de maneira independente.

 A BNCC destaca ainda a importância de “refletir sobre desejos e objetivos, aprendendo a se organizar, planejar e perseguir, com determinação, autoconfiança e persistência, seus projetos”.

Por onde começar?

De acordo com a BNCC, o desenvolvimento do projeto de vida começa no Ensino Fundamental e termina no Ensino Médio. Pensando em uma construção a longo prazo, a escola ajuda a transformar o estudante em um adulto autônomo e responsável pelo rumo da sua vida.

  • Ensino Fundamental – Anos Iniciais

A primeira fase do Ensino Fundamental tem com o objetivo introduzir o aluno à compreensão da vida em sociedade, as atividades produtivas e as experiências subjetivas. É na busca dessas experiências e vivências que o aluno percorrerá a jornada de ensino.

Dessa forma, a busca por atividades que ajudem a criança a compreender seu espaço no globo terrestre, bem como as interações sociais e as próprias emoções são a base ideal para preparar o aluno para as etapas seguintes. Essa fase é de grande importância para a consolidação e compreensão das atividades desenvolvidas nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

  • Ensino Fundamental – Anos Finais

Nessa fase o estudante já desenvolveu sua personalidade e está preparado para compreender algumas questões de maneira mais ampla. É nesse momento que se desenvolvem condições para organizar sentimentos e atitudes, transformando isso em um comportamento coerente e correto. Isso facilita a tomada de consciência e o desenvolvimento de valores e crenças essenciais ao indivíduo.

Assim, é importante buscar atividades que ajudem o estudante a compreender seu papel social e a sua possibilidade de atuação profissional. As duas percepções podem ser trabalhadas em sala de maneira inicial, pois formam a base do desenvolvimento do plano de vida no Ensino Médio.

  • Ensino Médio

Essa é a fase de desenvolvimento que guia o aluno para a vida adulta. Por esse motivo, é o momento de introduzir uma reflexão mais profunda sobre o papel social, ajudando-o a refletir sobre suas habilidades, dons, gostos e auxiliando o aluno a escolher a carreira que quer seguir na vida adulta.

Fonte: Blog da Conquista

Conquiste, em Curto Prazo, uma Nova Titulação em Licenciatura

CONHEÇA NOSSOS CURSOS A DISTÂNCIA

Estude no conforto e na segurança de sua casa

Siga nossas Redes Sociais

Categorias

Posts Recentes

Assine a nossa Newsletter

Seja informado(a) sobre oportunidades, concursos, artigos e cursos para a sua formação profissional.